Marketing Digital

Na publicidade em vídeo tradicional estamos presos pelo tempo da mídia, que em geral é escasso e caro. Já na Internet temos mais liberdade, e podemos usar o tempo a nosso favor. Como o Twitter, o MSN e o Facebook, temos que criar peças que estejam alinhadas com a linguagem do internauta e suas expectativas. E para atender a estas expectativas temos que nos concentrar na essência dos desejos do consumidor online o consumidor online busca três coisas: Informação, Diversão e Relacionamento. Assim, pensando na maior liberdade, na disponibilidade de tempo, na escassa atenção do consumidor, e nas suas expectativas, um dos caminhos mais eficientes para o vídeo publicitário online é parar de pensar em vender, e começar a contar histórias.

Não estou falando que não devemos usar outras formas. Na verdade acredito que devemos inclusive publicar nossos anúncios tradicionais de TV no YouTube, ampliando a audiência das peças tradicionais feitos pelo próprio consumidor para a marca, e dos vídeos educacionais.

Marketing é um Composto de:

Marketing / Marketing mix / Produto / Preço / Promoção / Comunicação / Distribuição / Promoção / Propaganda (comunicação) / Publicidade / Campanha Publicitária / Criação (publicidade) / Relações públicas / Marketing direto / Buzz marketing / E-mail Marketing / Marketing viral / Marketing de Relacionamento / Mídias/Televisão / Rádio / Jornal / Revista / Internet.

Produto

Produto / Design de produto / Metodologia de projeto / Estratégias de produto / Estratégia e conceitos. Estratégia / Estratégia competitiva / Estratégias competitivas genéricas / Estratégias de marketing / Planejamento estratégico / Plano de marketing/ Cultura de Massa / Marketing de serviços / Marketing político / Mercado / Mídia / Pesquisa de mercado / Veículos / Posicionamento (marketing) / Segmentação de mercado / Telemarketing / Valor / Vantagem competitiva / Variáveis Mercadológicas / Tecnologias / Animação / Hipermídia / Podcasting / Radiodifusão / Telecomunicações / Outros verbetes Marketing, Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O Marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

O Marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do Marketing tradicional e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

O e – marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus públicos-alvo.

A web marketing é o nome dado ao conjunto de instrumentos e ‘modus operandi’ que realça a presença ou a existência de uma empresa, profissional, pessoa, ou mesmo uma ideia em uma área pré-definida ou em toda rede mundial de computadores interligados com a utilização da internet. É fundamental a divulgação de sites nos buscadores, razão que, somente cerca de 20% a 25% de tudo que existe na WEB é publicada nos buscadores, e são responsáveis pela maioria de acessos aos sites. Para isso, os profissionais da WEB cadastram seus sites em diversos tipos de Buscadores, entre elas, Site de Busca, Guia Local e Guia de Busca Local. Os profissionais de WEB Marketing fazem a tarefa de cadastrar os sites a deixar ao sistema automático dos buscadores (robots) para obterem resultados melhores devido a característica de cada tipo de buscador.

As ações de Web marketing podem ser classificadas entre ‘ativas’ e ‘receptivas’, sendo que a primeira trata dos projetos e atividades feitas o sentido de despertar a atenção dos usuários (consumidores) para uma comunicação específica enquanto que as receptivas tratam do ambiente digital para onde o usuário é direcionado.

A web marketing também pode ser chamado de marketing na web, marketing na internet, ou ainda, e – marketing.

Algumas ferramentas podem ser citadas:

  • Web sites institucionais
  • Hotsite promocionais e/ou temporários
  • SEO – Search Engine Optimization
  • SEM – Search Engine Marketing
  • Ações de links patrocinados
  • E-mail marketing

Ações de Web 2.0 e colaborativas, como Blogs, videologs, conteúdos colaborativos, fóruns, entre outros O web marketing quando trabalho dentro do ambiente corporativo, trata do conceito do marketing dentro da web, auxiliando as empresas a captarem Leads (clientes potenciais) qualificados. Ou seja, pessoas que buscaram informações sobre seus produtos e ou serviços na web e se interessaram pelas suas soluções. Todas as ferramentas citadas acima são válidas também para o ambiente corporativo, destacando o uso bastante atual de Blogs Corporativos, onde as empresas buscam uma aproximação com seus clientes e/ou potenciais clientes. Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web. Mesmo que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe e está aguardando visitas. É ai que entra a promoção através da Web Marketing. . É claro que existem outros canais como a TV, Rádio, Revistas, Outdoors… Mas como nosso canal de atuação é a Web, e, portanto é lá que o nosso público está, é natural que os meios mais eficazes de geração de tráfego sejam aqueles realizados por meio da web marketing.

O quadro abaixo resume as quatro estratégias de web marketing mais utilizadas

Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de informações eprodutos na Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande destaque entre as estratégias de web marketing. Pesquisa realizada pelo Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase 60% dos internautas se utilizamos dos Sites de busca. Em segundo lugar vem o e-mail com cerca de 30%. Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca é gratuita, embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço. O Gerenciamento dessa estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem e registro do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da classificação e eventuais atualizações. Você vai encontrar informações mais detalhadas sobre os sites de busca em: Sites de Busca.

As pesquisas de comportamento do usuário indicam que receber e enviar e-mails são disparados a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão. Isso indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem arejados com seus visitantes. Quando se fala em email Marketing, as pessoas pensam imediatamente em mala-direta eletrônica, não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida por empresas sérias. Na verdade, a grande força do email Marketing é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse canal (opt-in). A comunicação autorizada possibilita o conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente.

Veja mais sobre email marketing em: Email Marketing:

Um programa de afiliados é a montagem de rede de sites que divulgam o negócio e enviam potenciais clientes para o site do comerciante em troca de comissões sobre as vendas. Para implantar e gerenciar um programa de afiliados o comerciante precisa adquirir uma solução (software) que faça o rastreamento dos afiliados e possibilite o controle das vendas pelo comerciante e também pelo afiliado. Programas de afiliados ainda são novidade no Brasil, com poucas empresas utilizando essa estratégia de web marketing. No entanto, é certo que, da mesma forma que ocorreu nos Estados Unidos, os programas de afiliados se tornarão uma das formas mais eficientes de geração de tráfego.

Estratégia #4 de Web Marketing: Anúncios:

Na economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em anúncios na TV, Rádio e mídia impressa. A WEB é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing. A grande novidade são os links patrocinados – anúncios pagos em sites de busca — que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade on-line.

É importante, quando se trata de anunciar, não se perder de vista que o objetivo não é apenas a geração de tráfego mas o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor. Se 100 pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas a marca.

Na seção Banner você vai encontrar mais informações sobre anúncios na forma de banners. Em Links patrocinados mais informações sobre essa forma de anúncios.

Conclusão:

Todas as estratégias de Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar retorno para o seu site. O ideal seria utilizar todas e avaliar aquelas que melhor se enquadram nas características de sua empresa e, principalmente, nos objetivos estabelecidos. Para isso, é fundamental a observação de duas regras:

Acompanhar e quantificar o resultado do investimento realizado, ou seja, quantas ações desejadas (AD) foram realizadas, ex: visitas, compras, downloads, etc..

Comparar o retorno atingido com o investimento realizado. Isto poderia significar, por exemplo, responder a seguinte questão: quanto me custa a venda de meu produto “X” , se eu utilizar a estratégia “A” ? Ou a “B” ou a “C” “C”? E assim por diante. Isso pode ser feito sem grandes dificuldades com a tecnologia disponível e representa uma das grandes vantagens da Web Marketing; a possibilidade de mensurar com precisão o desempenho e os resultados obtidos nos esforços promocionais.

WEB Marketing é o inicio de uma nova era que fornece.

Aos profissionais de negócios, uma ferramenta poderosa para aperfeiçoar os negócios das empresas, independente do porte ou do segmento.

O objetivo deste livro é mostrar como os profissionais e as empresas, podem alcançar a tão desejada vantagem competitiva perante a concorrência nesse novo ambiente que está ainda em formação.

A realidade do mercado brasileiro foi considerada com o objetivo maior de oferecer um livro prático, eficaz, simples de usar e com flexibilidade para adaptações personalizadas, conforme a necessidade das empresas ou para aprimoramento profissional.

Acreditamos que a Nova Economia, como foi chamada a Era Internet realmente venha a acontecer no momento que estivermos mais bem preparados para esta empreitada.

SUMÁRIO => WEB MARKETING:

PLANO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL.

Desenvolvendo na prática – Plano de WEB Marketing

Introdução:

  • A Evolução dos meios de comunicação
  • As Gerações do E-Business
  • Metodologia 3C
  • Objetivos de um projeto WEB
  • Estratégias de WEB Marketing
  • As 7 forças do WEB Marketing

GESTÃO DE RELACIONAMENTO DIGITAL

  • O que é Relacionamento Digital?
  • Tipos de Clientes
  • Fases do Relacionamento Digital
  • Etapas de um Programa de Relacionamento

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

  • Como identificar seu público-alvo
  • Exemplos de apoio à tomada de decisões
  • Como funciona?

DATA BASE MARKETING

  • Conceito
  • O grande desafio
  • Como começar?

PUBLICIDADE ONLINE

  • Introdução – A verdade sobre a Publicidade online
  • Como planejar a Publicidade online
  • Tipos de Publicidade na WEB

MARCAS VIRTUAIS

  • Como desenvolver sua Marca Virtual na WEB

MECANISMOS DE BUSCA

  • Introdução
  • Tipos de mecanismos de busca
  • Qual o melhor buscador?
  • Fórmula da Relevância de um site
  • Estratégias de otimização em buscadores
  • Dicas e segredos para colocar seu site no topo dos mecanismos de busca.

E-MAIL MARKETING

Introdução – O que é um e-mail marketing de sucesso?

  • 2ª edição da pesquisa “O uso do e-mail marketing no Brasil”
  • 10 Mandamentos do e-mail marketing
  • Seis mitos do e-mail marketing
  • 10 Fatores de Sucesso no e-mail marketing
  • Objetivos das campanhas por e-mail marketing
  • Tipos de e-mail marketing
  • Tipos de segmentação
  • Procedimentos Operacionais
  • Procedimentos de Tracking
  • Como aplicar o conceito de Usabilidade em e-mail marketing
  • Como elaborar Campanhas de Sucesso utilizando o e-mail marketing
  • Boletim Eletrônico – Instrumento de Fidelização
  • Anti-cases de e-mail marketing
  • Cases de Sucesso em e-mail marketing
  • Métricas para uma boa campanha de e-mail
  • Como analisar a eficiência das ações de e-mail marketing
  • Mapa de resultados

MOBILE MARKETING

Introdução:

  • Pesquisa SMS Marketing
  • Formatos de Móbile Marketing
  • Características, benefícios e diferenciais do SMS
  • Metodologia para projetos de mobilidade
  • Cases de SMS Marketing

COMUNICAÇÃO DIGITAL

  • Comunicação Digital
  • Assessoria de Imprensa
  • Case de Sucesso – evento Café COM Internet